Translate

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

ANALISE DE UM ARTIGO CIENTIFICO.

1 - ANALISE DO ARTIGO CIENTÍFICO


1.1 – TEMA : crimes ambientas. (p.175, l.1).

1.2 – TITULO : crimes ambientais no município de Muriaé

1.3 - INTRODUÇÃO: o trabalho realizou a analise de crimes ambientais provenientes de atividades diversas na cidade de Muriaé, entre as quais citamos as de atividade comercial de produtos agropecuários, Atividades comerciais de lavagem de autos, introdução de espécies exóticas,ordenamento urbano e patrimonio cultural. Foram analisados também dados de Boletins de Ocorrência de Crimes Ambientais no período de fevereiro a julho de 2011. Os argumentos foram fundamentados em dialogo com os autores Dajoz (2005) e Costa(2007), além de ter embasado na Resolução Conama (2005) e na Lei Nº. 9605-1998. Seu interesse é compreender a espacialização dos crimes ambientais na cidade. (p.175, l.3).

1.4 – OBJETIVOS : caracterizar e quantificar os crimes ambientas na areá urbana e rural do município de Muriaé.(p.175, l.1).

1.5 – JUSTIFICATIVA : há uma carência de trabalhos no que diz respeito a essa temática, oque torna um desafio a organização dessas informações. (p. 175, l.8).

1.6 – PROBLEMA: incidência e características dos crimes ambientais no Município de Muriaé. (p.175, l.1).


1.7 - REFERENCIAL TEÓRICO :
BRASIL, Ministério do Meio Ambiente. Resolução CONAMA. nº. 357 de 17 de março de 2005
Art. .34. Os efluentes de qualquer fonte poluidora somente poderão ser lançados, direta ou indiretamente, nos corpos de água desde que obedeçam as condições e padrões previsto neste artigo, resguardadas outras exigências cabíveis:” (p.179, l.6).


COSTA, M. J. C.; SOUZA, J. T.; LEITE, V. D.; LOPES, W. S.; SANTOS, K. D. Impactos socioambientais dos lava jatos em uma cidade de médio porte. Revista Saúde e Ambiente/ Health and Environment Journal, v.8, n. 1, jun. 2007.
já que os efluentes gerados por tais empreendimentos são potencialmente poluidores contendo uma quantidade considerável de derivados de petróleo e de surfactantes, como apontam Costa e Souza et al. (2007).”

DAJOZ, R. Princípios de Ecologia. (Td. Fátima Murad). 7. ed. Porto Alegre: Artmed, 2005.
'Para Dajoz (2005), o comercio de animais é uma causa significativa para a perda da biodiversidade, porem não é a única atividade” (p.181, l.25).

1.8 – METODOLOGIA : Foi utilizada no artigo a metodologia qualitativa. “Como técnica de pesquisa, fez-se a opção de aplicação de uma pesquisa empírica, com aplicação de questionário ao público alvo da pesquisa, a saber: responsáveis pela atividade comercial de produtos agropecuários (EECPA) e de Lavagem de Autos, e os moradores da Zona Rural de Muriaé sobre a Introdução de Espécies Exóticas.” (p.176, l.10).

1.9 - INSTRUMENTOS DE PESQUISA : Questionário: “Além disso foi utilizado questionário aos empreendimentos com atividade relacionada à lavagem de autos (EELA)...” (p.176, l.30); Observação: “ Com as EECPAs, foi possível observar que apenas três das oito lojas entrevistadas comercializavam motosserras (37,5%) q apenas uma (12,5%) desconhecia a legislação, alegando que não estava renovando o estoque devido a demanda, e que restava apenas o produto de mostruário.” (p.177, l.21).


2 . OPINIÃO DA EQUIPE


A equipe pode entender o passo a passo para o desenvolvimento de um artigo cientifico, aumentando o conhecimento a cerca da escolha de um tema, objetivos, problema de pesquisa, metodologia e outros, fornecendo base para que os alunos possam produzir durante e depois do curso artigos fundamentados e que agreguem conhecimentos a sociedade. O artigo cientifico analisado é muito pertinente a disciplina cursada pelos integrantes da equipe, assim a linguagem utilizada foi de fácil entendimento, e o artigo pode trazer ao nosso conhecimento a existência de atividades ilícitas prejudiciais ao meio ambiente na cidade de Muriaé e os impactos causados por essas atividades.


REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA



DUC IN ALTUM. Muriaé: FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS SANTA MARCELINA, v. 11, 2011.

Por: FARIA, Leandro dos Santos. Graduando de Geografia da FASM-Muriaé.