EUROCENTRISMO
É difícil para a sociedade atual compreender a África como um continente que possui diversas culturas, religiões e povos que comumente estão organizados em tribos e isso porque carregamos uma herança dos europeus que encoberta a realidade e cobre de mitos e ficções a história da África propondo que este seja um continente atrasado e sem cultura e mesmo que outros povos e continentes tenham sofrido com preconceitos, nenhum outro foi, e ainda é, tão marcado quanto o africano. “Certo é que a o mundo ocidental construiu o seu relacionamento com as populações extra-européias com base em preconceitos de todo tipo.” (SERRANO; WALDMAN. 2007).
Segundo Serrano; Waldman (apud WALDMAN, 2004 e 2006b, p.21)
Indiscutivelmente, ainda que existam visões estereotipadas cultivadas contra outros povos e regiões, a África, mais do que qualquer outro continente, terminou encoberta por um véu de preconceitos que ainda hoje marcam a percepção da sua realidade.
Serrano; Waldman (2007, p.22) afirmam que para os europeus os povos do sul (considerados não civilizados) deveriam ser subordinados aos povos do norte (considerados civilizados na visão eurocêntrica) essa ideia foi difundida até mesmo por representantes do iluminismo tais como Volteire (França), Hume (Escócia), Kant (Alemanha), e Jefferson (Estados Unidos) que negaram que os africanos teriam capacidades literárias. Para Hegel a África nem mesmo fazia parte história universal. Assim a África seria apenas um eterno território provedor de bens e serviços para as potências colonizadoras da Europa.
De maneira geral a Europa possuía o domínio das fronteiras terrestres de todos os continentes, definia onde acabava e onde começava um território, nomeou os mares, as terras emersas, os trópicos, os meridianos e horário mundial era estabelecido pelo meridiano que passa pela capital britânica, Londres (SERRANO; WALDMAN, 2007).
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
SERRANO, Carlos. Memória D'África: a temática africana em sala de aula. São Paulo: Cortez, 2007.
Por: Leandro dos Santos Faria. Graduando de Geografia na FASM-Muriaé.